Terapias

RPG

A Reeducação Postural Global, ou RPG, foi criada na França pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard, em 1981 após 15 anos de pesquisa. O RPG é um método que trata as desarmonias do corpo, levando em consideração as necessidades específicas de cada paciente. Parte se do princípio que as dores são causadas por desvios posturais. O tratamento é realizado através de posturas estáticas onde o fisioterapeuta auxilia o tempo todo o paciente para permanecer na postura, visando restabelecer o alinhamento do corpo. O tratamento é individual e dura cerca de uma hora. Os principais objetivos do RPG são tratar os desvios posturais: escoliose, hipercifose, hiperlordose, gibosidades, dores decorrentes desses desvios, além de patologias respiratórias, dores nas articulações devido a LER (lesão por esforço repetitivo).

Kinésio Taping

O tratamento visa interferir na programação sensório-motora pela estimulação tegumentar, proporcionando a manipulação dos tecidos moles, prolongando os benefícios da terapia manual. Dores músculo esqueléticas, em geral, podem ser combatidas com o auxílio de uma nova técnica conhecida como Kinesiotaping (Bandagem Elástica Funcional), a técnica utiliza faixas elásticas adesivas que são peculiares por não limitarem os movimentos. A Bandagem Elástica Funcional atua fisiologicamente na dor (após estímulo tátil, inibindo as fibras da dor), no fortalecimento ou relaxamento da musculatura e no movimento.
Indicações:
Estimulação de músculo hipotônico
Inibição de músculo hipertônico
Defesa contra os músculos super estirados
Proteção articular
Alivio da dor
Redução da inflamação
Diminuição do edema
Diminuição da contusão
Melhorar, restaurar e/ou
reduzir a amplitude de movimento
Melhorar a propriocepção
Correção da postura
Correção da fáscia

Terapia do Gancho

A terapia com a utilização do gancho foi desenvolvida pelo Fisioterapeuta Sueco Kurt Ekman na década de 70, com o objetivo de atingir e obter a liberação dos tecidos mais profundos. Com isso Ekman desenvolveu um conjunto de ganchos de aço de diversos tamanhos, e com o tempo, foi observada a eficácia da técnica, principalmente entre desportistas de alto nível. O gancho rompe as aderências funcionais do tecido conectivo, que tenham sido geradas por mecanismos traumáticos e/ ou inflamatórios no aparelho locomotor; com isso visa a diminuição da dor, manutenção e ganho da amplitude de movimento e conseqüente melhora da capacidade funcional do sistema músculo-esquelético e diminuição das compensações corporais. Seus efeitos no sistema são muitos, tais como circulatório (devido a vasodilatação reflexa causada pela estimulação do tecido), no sistema linfático (pela vasodilatação reflexa que resulta numa diminuição na pressão hidrostática, evitando a formação de edema), efeito mecânico (quebra das aderências dos tecidos conectivos), efeito reflexo (por inibição dos pontos gatilhos).
Indicações:
Tratamento cicatricial
Quebra do tecido fibroso
Patologias crônicas
Síndromes dolorosas
Patologias músculo tendinosas
Encarceramento
(ex: síndrome do túnel do carpo)
Edema

Drenagem Linfática

O Sistema Linfático tem como principal função a remoção de líquidos e proteínas dos espaços intersticiais, sendo considerado como um anexo do sistema venoso, pois filtra e reconduz a linfa para a circulação sanguínea. A Drenagem Linfática é uma técnica que auxilia o Sistema Linfático do corpo, pois sua ação é de drenar os líquidos excedentes que circulam as células, mantendo o equilíbrio hídrico, limpando e desintoxicando o corpo.
Indicações:
Tratamento cicatricial
Quebra do tecido fibroso
Patologias crônicas
Síndromes dolorosas
Patologias músculo tendinosas
Encarceramento
(ex: síndrome do túnel do carpo)
Edema

Auriculoterapia

A Auriculoterapia (ou Acupuntura Auricular) é uma técnica terapêutica baseada na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que permite o tratamento de dores, desequilíbrios orgânicos e emocionais de diversas origens no organismo. Na orelha existe um micro-sistema do corpo onde tem mais de 120 pontos reflexos com características e propriedades terapêuticas próprias. O estimulo de determinados pontos reflexos permite reequilibrar a energia vital que circula pelo corpo em canais chamados meridianos. Os pontos podem ser estimulados por esferas vegetais ou metálicas fixadas com esparadrapo anti-alérgico sobre a pele. O estimulo pode ser feito também por agulha em alguns casos, isso irá depender do diagnóstico do paciente.

Atividade Aeróbica

Os exercícios aeróbicos utilizam grandes grupos musculares rítmica e continuamente, elevando os batimentos cardíacos e a respiração, o que estimula a melhora do desempenho cardiovascular através do uso do oxigênio pelo corpo, permitindo que o coração trabalhe com mais força e maior freqüência. Promovem elevado gasto calórico, aumento metabólico e uso de substratos benéficos ao organismo. Além dos benefícios da queima de substratos,os exercícios aeróbicos são muito benéficos para a melhora da saúde de um modo geral.
Alguns efeitos positivos dos execícios aeróbicos são:
Aumenta a resistência à fadiga
Diminui o stresse
Melhora o sono
Melhora o humor
Reduz a depressão e a ansiedade
Melhora o sistema imunológico
Melhora o sistema cardiovascular

Acupuntura

A Acupuntura é uma ciência que surgiu na Idade da Pedra, apesar da antiguidade continua se evoluindo. Esta terapia visa à cura das doenças através da aplicação de agulhas e de moxas e outras técnicas.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a teoria da Acupuntura defende que todos os organismos encontram - se originalmente em equilíbrio pela ação das energias Yin e Yang. Sendo assim, se estas energias estiverem em perfeito equilíbrio, o organismo estará com saúde, por outro lado se estiverem em desequilíbrio gerará a doença.

O tratamento consiste em desbloquear a energia estagnada ou apenas equilibra- la, esta energia é conhecida com "Chi"que percorre certas vias no corpo chamadas Meridianos e com a estimulação de alguns pontos no corpo através de agulhas descartáveis, resulta em uma harmonia e bem estar, alguns sintomas podem ser minimizados e em certos casos a cura do paciente como um todo.
Indicado para tratamentos como:
Doenças Respiratórias:
Sinusite aguda; Rinite aguda; resfriado comum; Afecções bronco-pulmonares; Bronquite aguda; Asma brônquica
Distúrbios da cavidade bucal:
Odontalgias; Dor pós-extração dental; Gengivites; Faringites agudas e crônicas.
Distúrbios Gastrintestinais:
Soluços; Gastrite aguda e crônica; Hiperacidez gástrica; Constipação; Diarréia;
Ginecologia:
Distúrbios Menstruais; Infertilidade; Dismenorréia; Amenorréia; Metrorragia; Menorragia
Psiquiatria:
Distúrbios leves e moderados de Depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia
Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos:
Cefaléias; Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna;
Outros Benefícios:
Labirintite; Prisão de ventre Aumento da vitalidade e energia. Redução do estresse e maior relaxamento. Rejuvenescimento da pele. Controle do peso. Livrar-se do fumo, álcool e drogas. Aumento das funções físicas e atléticas. Controle de dor. Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sangüínea. Estabilização do sistema imunológico

Shiatsu

A Medicina Oriental possui recursos que proporcionam e preservam o reequilíbrio energético do corpo, através do tratamento localizado da dor e do relaxamento. Ter saúde não apenas a ausência de doenças e sim ter a harmonia do corpo, mente e espírito.

O Shiatsu foi desenvolvido com base na técnica do Anma que utiliza pressão, fricção, alongamento, compressão, massagem e estimulação dos meridianos onde passa a energia vital e com isso, promove a saúde do corpo, desbloqueando ou estimulando a energia para que siga o seu fluxo correto. Promovendo assim, a auto-cura.

Bambuterapia

Na bambuterapia, as varas de bambu são os instrumentos do massoterapeuta e funcionam como se fossem o prolongamento dos dedos, já que possibilitam o alcance de todas as regiões do corpo. Como se adaptam aos contornos corporais, promovem uma modelagem mais eficaz, pois os movimentos são uniformes e proporcionam relaxamento profundo e alívio das tensões musculares ou desperta a energia corporal e, assim, ativa a circulação, tonifica e modela os tecidos. A técnica é realizada com bambus de diferentes tamanhos e espessuras e se baseia em fundamentos do shiatsu (pontos de acupuntura), medicina ayurvédica, isometria e drenagem linfática e pode ser aplicada em todo o corpo, inclusive face e cabeça.

Apresenta propriedades modeladoras, drenantes, tonificantes, relaxantes e energéticas. A técnica da bambuterapia também pode ser utilizada para massagem facial, pois funciona como redutor de marcas de expressão já que atua na renovação celular e, assim, combate o envelhecimento. Indicada para eliminar toxinas de alguns órgãos por ativar a energia dos chacras.

Massagem Modeladora

Na luta para conquistar a boa forma e um belo corpo, a massagem modeladora é uma maneira muito eficaz de eliminar gordura localizada, reduzindo medidas.

A massagem turbinada, como também é conhecida, funciona como uma minilipo manual e, quando aliada a uma vida saudável, consegue acabar com a gordura que se acumula na barriga e nos quadris. É capaz de esculpir o corpo e reduzir medidas apenas com as mãos. O segredo está nas manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressões por meio de movimentos de amassamento e deslizamento. Elas desmancham a gordura guardada dentro das células, e as toxinas do corpo são transportadas para a corrente sanguínea e eliminadas pela urina e pelo suor. Entre os principais benefícios estão: melhora da oxigenação dos tecidos, a quebra de gordura e a melhora do tônus muscular.